Artigos

 

 
 

Treinamento: Treinamento Funcional


Por: Luciana Toscano
Enviado por Luciana Toscano - 5.10.2009| 19h14m
O treinamento funcional

Olá pessoal!!!

Recebemos uma consulta de um leitor perguntando sobre treinamento funcional. Sobre sua eficiência e se realmente funciona para a corrida. Como o próprio nome diz, é um trabalho funcional, onde fazemos diversos tipos de exercícios visando uma funcionalidade maior dos movimentos e de sua execução no dia a dia. E hoje falaremos exatamente sobre ele.

Vamos por etapas:

Introdução: Treinamento Funcional (TF) é um programa de condicionamento físico que tem como objetivo fazer com o que o indivíduo consiga realizar melhor suas atividades diárias e esportivas visando performance de maneira mais eficiente. E também dando um polimento em sua aptidão física. É utilizado com ótimos resultados para idosos também, visando realizar atividades diárias como sentar-se e levantar-se sozinho sem auxílio externo.

Objetivos: O TF visa trabalhar o equilíbrio, força muscular, coordenação, flexibilidade e resistência com muita motivação, pois realiza-se em ambientes diferentes (areia, grama, inclinação...) e com materiais diversos (bolas , elásticos , cones , pranchas de equilíbrio...)

Especificidade: O treinamento funcional também é individualizado de acordo com a atividade que o individuo realiza. O corredor faz um determinado tipo de TF, diferente do surfista, do jogador de vôlei, do lutador ou do nadador, enfim, o programa também é direcionado dependendo do objetivo. Quanto mais individualizado este trabalho, melhor o resultado. Trabalhando assim a especificidade de cada atividade.

Vantagens: Uma das vantagens do TF é o trabalho da propriocepção , conscientização corporal, possibilitando ao atleta a realização de movimentos separados com maior eficiência, resultando em um movimento final mais correto, melhorando a postura e a coordenação motora.

Treinamento Funcional para corredores: Na corrida, podemos trabalhar o TF como grande aliado. Tanto para melhorar a performance como para evitar lesões. Fortalecer a musculatura estabilizadora e trabalhar a propriocepção (consciência corporal) ajudam a corrigir erros de postura, otimizando seu gasto energético.

O trabalho de educativo é muito realizado com materiais diversos para facilitar a compreensão e a execução do movimento.

Aonde fazer? Este tipo de treinamento, hoje em dia, é muito executado em academias, assessorias esportivas e por alguns profissionais capacitados.

A Equipe Toscano, por exemplo, realiza o Treinamento Funcional nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Realizamos nesta época por causa da pré-temporada (base), aonde nosso objetivo é um trabalho de estabilização das articulações, trabalho de força (em areia e subidas), fortalecimento muscular (com uso de borrachinha, bancos , cones ...), educativos (melhora de postura, correção de passada, tronco e braços tentando otimizar o gasto energético) e sempre lembrando de realizar um fortalecimento na musculatura menos requisitada (membros superiores), resultando em um equilíbrio corporal e muscular maior .

Junto com todo este trabalho de fortalecimento, equilíbrio, flexibilidade e coordenação, realizamos o TF em formato de circuito com intervalos de corrida ou caminhada forte, dependendo do objetivo e do nível da cada atleta.

Espero assim que eu tenha esclarecido a todos o que é e para que serve o Treinamento Funcional.

Beijos e bons treinos!!!