Artigos

 

 
 

Corrida: Correr a Maratona de NY

Por: Luciana Toscano
Blog-O Pulso - O Globo


Vai correr a Maratona de Nova York. Luciana Toscano dá algumas dicas A Maratona de Nova York deste ano será no próximo dia 1º de novembro. Será um domingo de muita emoção, muita torcida, muito barulho (algumas pessoas correm apitando), muita solidariedade, muita saúde e muita, mas muita gente. Cerca de 40 mil pessoas estarão correndo uma das mais famosas e glamourosas corridas do mundo.

Se você é um desses 40 mil corredores (felizardos) , parabéns!!! Pois participará de uma grande festa com pessoas torcendo pelas ruas, gritando seu nome (seu nome estará no numero), filmando (alguns correm e filmam), fotografando, rindo, fazendo novas amizades e correndo com muita alegria.

Daremos uma "geral" para que tudo dê certo nesta sua Maratona de NY. Vamos primeiro a um check list de material pré-maratona e que você não pode esquecer:

1-Tênis para maratona. Este deverá ser o que você já está acostumado a treinar, mas que não esteja com muito uso.Ele deve estar bem amaciado e confortável.

2-Meias. Leve meias que você esteja acostumado a correr (finas ou grossas). Como a temperatura em NY nesta época costuma ser baixa (9o C) seria bom que fizesse com uma meia um pouco mais grossa, mas lembre-se de usá-la em treinos antes do grande dia.

3- Calça ou short: Você poderá correr com calça ou short, dependerá de você. A calça agasalha mais, porém, algumas pessoas acham o short mais confortável. As pernas de fora não será o maior problema, pense sempre em aquecer as extremidades (pés,mãos, nariz e orelhas).

4-Camisa da prova: Veja com antecedência a camisa que correrá a maratona. E treine com ela antes. Mas somente a camisa não dará conta, pois estará muito frio. Na largada, provavelmente 5o C, portanto, é bom vestir uma camisa de malha de manga comprida por baixo da sua de prova e, depois que esquentar, você poderá até jogar fora ou amarrar na cintura. Você observará que as pessoas vão se despindo (no bom sentido) durante a maratona. Luvas, camisas, gorros são deixados ao longo da corrida. Prestigie nosso país e coloque uma bandeirinha do Brasil na camisa. Os expectadores adoram.

5- Monitor cardíaco: Caso esteja acostumado a correr com monitor cardíaco não esqueça de levá-lo, pois será muito útil para você. Mesmo que não veja a FC em nenhum momento. Mas neste dia nada poderá te abalar psicologicamente. O cronômetro também é importante estar na mala e no pulso durante a prova para você tentar seguir o ritmo planejado sem exagerar demais no início da maratona .

6-Gorro, luvas , faixas , bonés e óculos: São acessórios importantes de proteção e conforto. Luvas e gorros deverão aquecer as extremidades para que evite uma hipotermia em caso de muito frio.

7-Uma capa de chuva de corrida também é interessante para que o corpo não esfrie com uma possível chuva. Elas são específicas, pois são mais leves que o normal.

Lembrando que qualquer material comprado na semana deverá ser testado antes. Qualquer, hein? (óculos, boné, monitor cardíaco, relógio...)

Treinamento:

Faltando uma semana para a prova você deverá diminuir o ritmo e o volume de treinamento. Esta é uma semana de descanso e não de treinos intensos.

Ao chegar em Nova York, evite ficar rodando pela cidade nos dias que antecedem a corrida. Eu sei que a cidade é linda, mas ela poderá ser aproveitada no pós-maratona. Faça programas mais tranquilos que não tenha que caminhar muito.

Alimentação:

Faça sua reserva de carboidrato. É normal que em viagem nos descuidemos da alimentação, mas para a maratona poderá ser fatídico. Portanto, faça uma boa reserva de carboidratos e nada de comidas incomuns ao seu cotidiano, já que estará em um país diferente. Controle-se!!

Um dia antes evite ficar muito tempo em pé.

Curta toda a estrutura da prova. Compre camisas de recordação, shorts, faixas etc. A feirinha, as novidades, as pessoas, enfim... Aproveite tudo e depois retorne para o seu hotel ou faça um programa light.

Retirada de kits

Retire seu kit com o comprovante de inscrição, mas é bom levar seu passaporte ou documento de identidade válido nos Estados Unidos.

Verifique se tudo está certinho, chip e número de acordo com seus dados.

Leve algumas camisas de corridas brasileiras. É uma hora bem legal de se fazer amizades e trocar camisas, uniformes, regatas, bonés com outros participantes.

O Grande Dia

Acorde cedo, com folga. Vá para o seu local de largada de acordo com seu pace. No curral de largada, você encontrará os "pace teams", ou seja , aquelas pessoas que seguirão determinado ritmo para a maratona. Estão separados em blocos de acordo com o tempo que cada um pretende fechar a maratona. Por exemplo: 3h30|||; 3h40|||; 3h50||| e assim vai... E pode ficar tranquilo que tudo dará certo, sem maiores confusões de largada e chegada. Têm pessoas que ficam com camisas diferentes, com balões e placas com o tempo de conclusão de prova.

Na marcação de 18 milhas terá um posto de carboidrato gel que você poderá aproveitar e ingerir um carboidrato. Mas é sempre bom você levar seu próprio abastecimento para a prova. Seria bom ingerir um carboidrato a cada 40||| com algum liquido (água ou isotônico).

A marcação da Maratona de NY é feita de 5 em 5km.

Caso queira que algum amigo, parente ou seu treinador receba informações sobre a sua prova é só entrar o site www.nycmarathon.org e cadastrar os dados com o email dele. Ele receberá o seu pace de tempos em tempos via email.

Aproveite bem sua maratona e divirta-se .Depois, entre em contato conosco e exponha suas experiências pós-Maratona de Nova York.

Vou adorar saber!!!

Bjs, bons treinos e boa NYC Marathon!!!

Luciana Toscano
18/10/2009