Artigos

 

 
 

Corrida: Que Venha a Meia Maratona Internacional do Rio

Por: Luciana Toscano
Enviado por Luciana Toscano - 29.8.2009| 19h58m
Blog O Globo/Pulso?

Que venha a Meia Maratona do Rio!!!! Gente, já chegou!!!

Fizemos há pouco tempo a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro e lá vem a Meia Maratona Internacional, no próximo domingo? É isso mesmo. Novamente aquela mesma programação como estratégias, hidratação, alimentação, treino específico, fins de semana treinando... Mas vale a pena, né?

Já pensou em passar por lugares tão bonitos no Rio de Janeiro que você não passaria a não ser de carro, ônibus ou moto? Quero dizer, com segurança... Pois é. A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro é linda!!! Claro que a preparação começa uma semana antes. Nada de saidinhas com os amigos e choppinho. É hora de descansar, fazer uma semana de polimento, reserva de carboidrato, hidratar-se bem e deixar toda sua roupa e tênis da corrida em dia. Faremos programação a partir do dia 2.

4a feira: Sugiro uma rodagem leve de aproximadamente 10kms, bem confortável. As refeições como de costume, observando uma ingestão maior de carboidrato (pão, arroz, batata, inhame, massa, milho...) e noite bem dormida.

5a feira: Faça a mesma alimentação lembrando de ficar atento ao carboidrato. Evite comer alimentos que você não está acostumado a comer. Evite comidas exóticas. Para as meninas que tem mania de fazer o pé na véspera da prova, nem pensar!!! Vai que a manicure de total de confiança, que faz suas unhas há anos, erra na mão e tira um "bife" do seu pé! Essas coisas acontecem sempre em ocasiões que não podem acontecer, não é mesmo? Portanto, apenas apare as unhas (isto serve para os rapazes também) sem exagerar.

6a feira: Já pode pegar seu kit com calma, observe se esta tudo ok. Alfinetes, nome correto, data de nascimento, camiseta, número e, se for o caso, confira se o chip esta batendo com os seus dados. Sugiro fazer um treino de ritmo moderado. Por exemplo: 15 minutos de trote de aquecimento + 2 a 4km (depende do seu nível) em ritmo moderado e mais 10 minutos de desaquecimento e um alongamento final. Eviite massagens nesses dias próximos da prova, pois pode relaxar demais sua musculatura. Caso queira fazer uma massagem relaxante pré-prova, faça-a na 4a feira. Alimentação normal caprichando no carboidrato. Mas atenção!! Sem exagerar!! Noite importantíssima de sono. É nesta noite que você realmente irá descansar. O que acontece muito é que as 24 horas antes da prova há uma tensão normal do atleta e a noite acaba naturalmente ficando ruim. Sonhamos com tudo... que perdemos a largada, que todo mundo sai e nós ficamos presos, coisas horríveis... enfim... aproveite sua noite 48 horas antes da prova.

Sábado: Não fique dormindo o tempo todo, É importante que você fique um pouco esperto, senão ficará mole demais para a prova. Que tal pegar um cinema? Fazer uma caminhada bem leve na praia também é uma idéia. E massa no jantar!!! Ah, hidrate-se!!

Domingo: Chegou o grande dia!!! A largada desta prova não é tão cedo. Acorde um pouquinho mais tarde, mas coloque o despertador para funcionar. Se você quiser ficar bem na frente, terá que chegar bem cedo realmente, senão pode chegar por volta das 8h. A prova é muuuuito cheia!! Não se estresse com isto. Tente relaxar e entrar no clima da prova.Tente fazer o aquecimento antes de entrar no "curral" .E vá ao banheiro também. Pois lá não conseguirá fazer muitas coisas a não ser se divertir com pessoas que você nunca viu na vida ou rever pessoas que já conhece de outras corridas.

Muita atenção neste início. Por ser muito cheia, as pessoas tendem a forçar demais para se "livrar" de atletas que não estão no seu ritmo. Tenha calma e pense que sua prova comecará apenas no Leblon. Evite dar piques neste início.Lembre-se que existe uma subida logo após a largada .Sugiro correr na ponta direita e observar o lindo visual da costa vista da Niemeyer.

Chegando ao Leblon é uma festa. As pessoas agitam, torcem, familiares vão ao seu encontro, enfim...uma diversão. E será assim até o fim da prova. Pessoas no percurso inteiro da corrida. Já teremos 4,5km aproximadamente. Ali teremos um posto de hidratação de água. Pegue ao menos um copo e de uma molhada na boca e na garganta.

Quando estivermos no final de Ipanema , entre as ruas Joaquim Nabuco e Francisco Otaviano, estaremos no km 7,5 e ali estará outro posto de água. Neste posto de apoio, seria uma boa ideia ingerir um carboidrato gel com liquido para repor suas energias, evitando uma hipoglicemia futura. Indico o carboidrato apenas para pessoas que tenham o habito de ingerir este produto nos treinos. Não se deve experimentar nada no dia da prova. O que é bom para alguns, pode não ser para outros.

Chegamos a Copabacana, provavelmente estará quente e lá não rola nenhuma sombrinha. Portanto mantenha a calma e molhe a cabeça sempre que puder. Cuidado para não cair água nos tênis, isto poderá lhe causar um desconforto e muitas bolhas no final da prova. Costumo dizer que São Pedro tem um contrato forte com a Rede Globo, pois pode ter feito uma semana horrorosa, mas chega no dia, abre aquele sol lindo, nuvens azuis e que proporciona uma cobertura lindíssima para os telespectadores e um sofrimento "cão" para os corredores.

No km 13 na Avenida Nações Unidas, 40m após a saída do Túnel Novo terá um posto de hidratação de Gatorade. Aproveite para repor seus mineirais, sódio, potássio entre outros. Não se empolgue muito neste pedaço da corrida. Parece que está no final da prova, mas não está. Logo,logo passaremos pela chegada ... porém de ida. Ali também é um bom momento de tomar outro carboidrato ou até mesmo um pouco antes, na Enseada de Botafogo.

Passando pela Praça Cuauhetemoc estará bem próximo do final e, se estiver bem, chegou à hora de esticar um pouco, pois só faltam 3km.

Pense positivo, pois ainda têm muitas pessoas atrás de você, e que você esta completando metade de uma maratona, o que é muito legal. Faltando 1km, é só alegria. Aproveite e curta este momento. Passe pelo pórtico de chegada com filhos, marido, esposa, namorados e namoradas, enfim... compartilhe este momento com pessoas que participaram do período de treinamento e que estão torcendo por você.

Parabéns! Você completou uma das provas mais bonitas e glamourosas do Brasil.

Boa sorte e divirta-se!!!

Luciana Toscano