Artigos

 

 
 

Corrida: Planejando Novos Desafios

Por: Luciana Toscano
Planejando novos desafios publicado blog "O Pulso"do Globo

Pois é, a Maratona de 2009 passou e foi maravilhosa. Parecia que tudo estava a seu favor. O temporal assustador na madrugada dava sinais que o domingo seria de muita chuva. Mas para nossa sorte não foi. O tempo estava muito agradável, fresquinho e sem chuva. Não tinha nem vento contra e nem a favor. Para aqueles que a fizeram, restou a sensação de quero mais. Apesar do sofrimento, ficou o sentimento de quero mais. E muitos que assistiram à prova, ficaram pensando... Um dia eu ainda vou fazer... E por que não em 2010?

É lógico que não começaremos a treinar para a maratona agora, mas teremos que já estar correndo a quatro meses antes da prova. E faltando 90 dias, aí sim é que faremos treinos específicos para ela. Comece ou continue com o seu trabalho de fortalecimento. O de musculação é essencial para evitar lesões . Aproveite o fim e começo do ano, quando não temos muuuuitas provas, para fazer um bom período de base. Com trabalho de fortalecimento, treino em areia, subidas, longas de corrida ,sem pensar em velocidade, para fazer uma preparação para temporada do ano seguinte e assim visar à maratona de 2010.

Vamos fazer um breve calendário para maratona de 2010...

Julho a novembro: continue seu treino de acordo com seus objetivos mais curtos, mas permaneça treinando. O importante para o treino da maratona no ano que vem é não parar, manter-se ativo na corrida. Isso tudo para que você não aumente demais o volume de treinos de uma hora para outra

Dezembro a fevereiro: período de base. É uma fase importante do treinamento, aonde se pode corrigir alguns defeitos de postura, fazer treinos educativos, trabalhos de areia, subidas e fortalecimento. Período aonde vai trabalhar bastante a musculatura cardíaca.

Março: Mês de treino, diminuindo um pouco o volume e aumentando a intensidade. Tiramos a areia do nosso treino para que possamos ganhar um pouco mais de velocidade e introduzir os treinos intervalados.

Abril: Chegamos ao inicio dos treinos específicos para a maratona de 2010. É preciso muita calma para não elevar muito o volume dos treinos logo no primeiro mês. Ainda teremos mais dois meses pela frente.

Maio: Um mês aonde chegaremos a uma quilometragem semanal maior. É preciso ficar muito atento para a recuperação de um treino para outro.

Junho: Chegamos no mês da prova. No inicio do junho ainda estaremos com volume alto semanal, mas logo logo começaremos a baixar e aí chegar no dia tão esperado.

Portanto, dicas importantes para você que está planejando fazer a maratona de 2010:

1) Não parar de correr;

2) Faltando três ou quatro meses, comece a fazer treinos específicos;

3) E se você não corre, comece logo a correr, devagar... Pois a maratona é só no ano que vem;

4) Faça musculação;

5) Alongue-se;

6) Descanse, durma bem;

7) Alimente-se com qualidade, procure um nutricionista;

8) Procure um cardiologista e faça um acompanhamento com ele;

9) Ah, procure um preparador físico para direcionar seu treinamento. Você vai ver que não é preciso treinar muuuuito para completar uma maratona e sim fazer um treino de qualidade.

Bjs e Bons treinos!!!
Luciana Toscano