Artigos

 

 
 

Dicas de Luciana Toscano, da Equipe Toscano FAMILY RUN


Se você já corre, é hora de ganhar velocidade. Faça, até dia 9, um treino por semana, com intensidade maior, distâncias mais curtas e intervalos maiores. Se você treina na esteira, deve abandoná-la e ir para a rua, em horários mais quentes e com vento. Faça, uma vez por semana, um treino longo, de 7 a 10km, mas não muito, pois a prova é de 6km. Na última semana, evite treinos maiores do que está acostumado. O momento é de descanso, mesmo que não tenha treinado como gostaria.
Deixe para fazer sua distância maior no dia 16, pois estará descansado.


Meia Maratona

Teoricamente, seus treinos maiores já foram feitos. Se isto não aconteceu, tente fazer um volume um pouco maior (1x por semana), nos próximos dias. Se você fizer de 14 a 16km, estará pronto para fazer os 21km, mas vá com calma. Na última semana, treine leve, com pouca intensidade e volume menor. No dia 9 ou 10 de julho, faça um treino longo, porém menor do que fez anteriormente.
Exemplo: se seu maior longo foi entre 16 e 18km, pode fazer um de 14km. Se foi de 14km, faça de 10 a 12km. Treine na rua, evite a esteira. Ela passa um ritmo que não é o real no asfalto, e você poderá começar mais forte do que deveria, sofrendo no final do percurso. A corrida para a qual se preparou será na rua e não na academia.


Maratona

Para esta prova, você já deve ter feito treinos longos. Neste último ciclo, faça mais um (de 28 a 32km) e, a partir disso, diminua o volume progressivamente e, principalmente, a intensidade dos treinos. Faça dois longos para ?testar? o que vai usar no dia. Ela é uma prova dura, por isso não se pode ?pecar? no básico. Publicado no Jornal O Globo do dia 17 de junho de2011/ esportes/O pulso